quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Sistema de ficheiros (Normas)

ISO 9660

A norma ISO 9660 (Compact Disk File System) forma um conjunto de especificações relacionadas com a organização lógica dos dados de um CD e deixa que se crie um sistema de hierárquico, que proporciona a organização da informação que se encontra num CD em ficheiros e directórios. Este tipo de sistema de ficheiros foi concebido para ser compatível com todo o tipo de sistema operativo. Assim, qualquer CD que use o sistema de ficheiros ISO 9660 pode ser lido em todos os sistemas operativos.
Este sistema de ficheiros desenvolveu-se em três níveis:

- Nível 1, permite a utilização máxima de oito caracteres para o nome dos ficheiros e directórios e três caracteres. Os caracteres permitidos de A-Z, 0-9 e o carácter underscore ( _ ). Os ficheiros não podem ser fragmentados e a estrutura dos directórios só se pode desenvolver ao longo de 8 níveis, incluindo o directório raiz;

- Nível 2, permite a utilização máxima de 31 caracteres para o nome de ficheiros e directórios. Os ficheiros não podem ser fragmentados e podem ser lidos pelo DOS, Windows 3.1 e pelas versões do Windows superiores à 95. Neste nível, a leitura dos nomes longos apresenta alguns problemas;

- Nível 3, não há restrições nos nomes dos ficheiros e dos directórios.

Extensão Joliet


A Extensão Joliet foi desenvolvida pela Microsoft para ultrapassar as ilimitações da norma ISO 9660 e dar resposta às especificações dos sistemas operativos mais recentes , mantendo a compatibilidade com o sistema operativo MS-Dos. Das limitações apresentadas pelos sistemas de ficheiros a ISO 9660 , as especificações da extensão Joliet permite, entre outras:

- a utilização de nomes longos, até 64 caracteres Unicode, incluindo o espaço;

- a expansão da árvore de directórios acima dos 8 níveis.

Extensão Rock Ridge



A Extensão Rock Ridge establece uma conjunto de especificações adicionais relativas á norma ISO 9660, permitindo, desta forma, suportar as especificidades de sistemas operativos diferentes do MS windows. Destina-se a sistemas baseados no sistema Unix/linux. Da extensão Rock ridge destacam-se as seguintes características: suporte para directórios ou pasta e o nome dos ficheiros com uma máximo de 31 caracteres. Ao ler um CD no linux com as extensões Rock Ridge, todas as informações associadas aos ficheiros, como proprietário, grupo, permissões e ligações simbólicas, são mostradas, à semelhança do que acontece com o sistema de ficheiros do Unix.


Extensão El Torito


A Extensão El Torito é uma especificação para a criação de um CD de arranque de um computador. Desta forma, evita-se a utilização de uma disquete ou de um disco rígido se o BIOS do computador estiver configurado para fazer arrancar o sistema operativo a partir de um CD. Ao criar um CD de arranque utilizando a extensão El Torito, nos primeiros 1,44 ou 2,88 MB vai ser criada uma imagem de uma disquete de arranque. Esta imagem é lida pelo BIOS como se tratasse, de facto, de uma disquete de arranque.

ISO 13346


A ISO 13346  é uma norma criada em 1995 e que vem sofrendo alterações até aos dias de hoje.
Define o volume e a estrutura de ficheiros dos suportes de armazenamento que utilizam um funcionamento não sequencial para a transferência de informação. Esta norma é equivalente ao standart ECMA-167 (European Computer Manufactures Association Standart Number-167), 2ª edição.

UDF



A UDF (Universal Disk Format) é um formato defenido pela OSTA (Optical Storage Technology Association) com base nos standards ISO 13346 e ECMA-167 e constitui o sucessor do formato ISO 9660 , apesar de poderem coexistir .
O UDF é um formato utilizado em todos os DVD e nos CD-R e CD-RW . Tem por base standards abertos, permitindo a troca de informação entre sistemas operativos e suportes de armazenamento de informação. Este formato permite a gravação de dados num CD de forma semelhante à gravação numa unidade de disco rígido ou numa unidade de disquetes, suportando um grande número de funções avançadas, como nomes de ficheiros longos, árvores de directórios longas, ficheiros pequenos, ficheiros grandes e acesso a listas de controlo.

Mount-rainier


O Mount-rainier (Pocket Writing format) permite de forma simples e rápida, gravar, regravar e criar backups de dados para CD. Também permite a inclusão de dados de um modo real através de arraste e a formatação on-the-fly na criação de CD, diminuindo a duração da formatação de CD.





Um comentário: